História

27/02/2020 - Situação: Publicado

CONFIRA A NOSSA HISTÓRIA

 

No ano de 1992 por iniciativa de Ademir Brighenti e Amilton Becker, iniciou-se uma luta incansável para uma possível fundação de uma liga no vale, primeiro passo foi levar ao conhecimento da imprensa o objetivo das andanças, depois de dois anos, é que houve a mobilização de algumas pessoas nos municípios que se pretendia ter no estatuto como abrangentes em São Ludgero.

Aliou-se a Ademir e Amilton os seguintes desportistas: Laércio Stang Warmeling, Joel Werncke, Celito Schlickmann, Tito Hobold, Celso Werncke, José Aírton Perin, Ivo Alberton Oenning, Márcio Francisco Becker, depois desta reunião fomos em busca da imprensa tivemos o apoio do jornalista da Rádio Verde Vale, Rodolfo BonettI e em Grão Pará Salésio Pickler Dacorégio e o prefeito José Nei Ascari, em Rio Fortuna Silvio Heidemann, em Santa Rosa de Lima Dorivaldo Schmidt e o prefeito Turibio Stupp, em Armazém José Hélio Correia, em São Martinho Jair Willemann, em Gravatal Jucemar Zanelatto, em Braço do Norte Edenir David Manoel.

Em março de 1995 conseguimos após cinco reuniões sem sucesso, colocar cinquenta pessoas nas dependências da sede social da SERSL e ficou determinado que a fundação da liga era certo. Foi a partir daí que passamos a ter uma forte oposição de pessoas de todos os municípios liderado pela diretoria da LTF, tivemos um retrocesso mas não desanimamos.

No mesmo ano mais precisamente no mês de junho uma nova reunião elegemos uma diretoria provisória para coordenar o processo de fundação, ficou assim constituída, presidente Laércio Stang Warmeling, vice-presidente José Hélio Correa, secretário Salésio Pickler Dacorégio e tesoureiro Silvio Heidemann, que por sinal estas pessoas coordenaram muito bem, nesta reunião foi discutido e aprovado o nome da liga, e as cores, por sugestão do Laércio Stang Warmeling, que ficou assim, verde porque ainda temos uma região de muitas matas, azul porque nossos rios ainda tem águas puras, e o branco simboliza a paz, pois vivemos em uma região ordeira.

No dia 12 de fevereiro de 1996, foi realizada nas dependências da câmara de vereadores de São Ludgero, a assembleia geral ordinária para eleger a primeira diretoria, com a presença de jornais e emissoras de rádio da região, ou seja jornal Notisul, rádio Verde Vale de Braço do Norte, rádio Guarujá de Orleans e rádio Luz e Vida FM de Orleans, o Sr. Ademir Brighenti coordenou a assembleia, tínhamos diversos nomes para ser o presidente, estavam presentes os presidentes das agremiações que serão fundadoras, SERSL, SER Municipal, SER União, AER América, E.C. Santa Rosa, A.A. Grão Pará, Madureira E.C., já era 22 horas e não tínhamos um presidente, foi dado uma pausa para ser discutido nomes para formar a diretoria, após 15 minutos todos voltaram e retomaram seus lugares, o Sr. Ademir Brighenti perguntou temos um presidente, o Sr Rubens Rufino Rabelo pediu a palavra e declarou, por unanimidade você é o primeiro presidente da Liga Amadora Verde Vale Futebol que ficou assim constituída:

Presidente:                         Ademir Brighente

1º Vice Presidente              José Hélio Correa

2º Vice Presidente              Rubens Rufino Rabelo

Diretor Técnico                   Amilton Becker

Diretor Administrativo          Joel Werncke

Diretor Financeiro               José Aírton Perin

Diretor Jurídico                   Dr. José Nei Ascari

Conselho Fiscal Eleitos

Efetivos                            

Salesio Pickler Dacorégio

Silvio Heidemann

Márcio Francisco Becker

Suplentes                         

Dionisio Effting

Darci A de Pieri

Rudnei Schlickmann

Junta Disciplinar

Presidente                         Celito Schlickmann

Procurador                         Tito Hobold

Secretário                          Celso Werncke

Auditores Efetivos              

Vilmar Feuser

Evaristo Nascimento

Sérgio de Pieri

Edson Hobold

Dircio Bardini

Auditores Suplentes          

Jorge Luiz Padoin

Adriano Becker

Luiz Antônio Pereira

 

Hoje estamos no 24º ano de trabalho e já passaram pelos campeonatos realizados pela liga na categoria principal as seguintes equipes:

São Ludgero – SER São Ludgero, SER Taipa, AA Bom Retiro, AGA Prata da Casa e Serrinha FC.

Orleans – AER Coopercolina, SER Palmeiras Pindotiba e SER Nova União, AA Plaszom e SER Olaria

Braço do Norte – AA Galatikus, SER Continental, Botafogo FC Azeiteiro, União FC, EC São Mateus, Rio Bonito FC, Madureira EC e AEREC América, AER Braço do Norte, 7 de Setembro FC.

São Martinho – AER América.

Santa Rosa de Lima – SER Santa Rosa FC.

Lauro Muller – EC Guata.

Rio Fortuna – AER Municipal.

Gravatal – AER Termas do Gravatal, SER Canoas, SER Ipiranga-SERI, Bela Vista FC, Grêmio Desportivo Gravatalense.

Tubarão – Santos/Botega.

Armazém – SER União e SRE São Domingos.

Grão Para – AA Grão Para. Nacional FC e SER Aiure FC.